O Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) definiu para outubro início da nova etapa da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (PNAD), que consiste no levantamento de informações sob diferentes variáveis, quanto a aspectos demográficos e sociais da população, educacionais, mão-de-obra, rendimento e espécie de domicílios. Após listagem das residências, recenseadores agora estarão nas casas devidamente sorteadas pelo órgão do Rio de Janeiro.
De acordo com com o coordenador regional do órgão, Fernando Lombardi Gouveia Sampaio, o trabalho deve iniciar dia 2 e será realizado exclusivamente em Sinop. Nas demais cidades também base para a coleta de dados – Nova Monte Verde, Carlinda, Peixoto de Azedo e Feliz Natal – haverá definição. “Nestes locais dependemos do andamento em Sinop”, declarou, ao Só Notícias.
Pesquisadores terão até dezembro para concluir a pesquisa entre os diferentes municípios com publicação dos resultados em anos seguintes. Entretanto, antes da atividade in loco, servidores passam por um treinamento, marcado do próximo dia 24 a 1º de outubro, conforme Gouveia.
Semana passada, o instituto divulgou a conclusão da PNAD relativa a 2007. Dentre os aspectos levados em conta estão os demográficos e sociais da população, educacionais, mão-de-obra, rendimento e espécie de domicílios. No território nacional foram 400 mil entrevistados, 147 mil domicílios visitados e 2 mil pessoas na captação de dados.