Mato Grosso é um Estado que tem vocação agrícola e o governo está no caminho certo. Foi assim que Dom Bertrand de Orleans e Bragança, bisneto da princesa Isabel, definiu o potencial de Mato Grosso, após a visita cortesia que fez ao secretário chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, nesta sexta-feira . Foi uma visita breve, mas suficiente para abordar sobre diversos assuntos, entre eles o extraordinário crescimento de Mato Grosso. “É interessante o potencial agrícola de Mato Grosso, que tem o desenvolvimento agroindustrial de forma integrada e equilibrada. O governo está no caminho certo”, frisou Dom Bertrand.
Para o príncipe, o Brasil cometeu um erro no século 20 em favorecer a indústria. Se tivesse mantido em favor da agricultura, hoje seria ainda melhor. “O governador Blairo Maggi fez a política correta investindo em infra-estrutura. Muitas empresas, como a Sadia, por exemplo, investiu recentemente mais que nos últimos 20 anos”, explicou Novacki, ao detalhar algumas ações do governo no sentido de promover o crescimento do Estado.
“É uma evolução natural que vai agregando. Se resolver a questão da estrada de ferro e da navegação fluvial, Mato Grosso está resolvido, ninguém compete”, pontuou o príncipe.
Novacki detalhou um pouco sobre o Programa MT Legal, implantado após várias discussões não só com órgãos do governo, mas com Ministério Público, federações agrícolas, OAB, universidades e ONGs. “O objetivo do Programa é zerar o passivo ambiental, o que a Lei determina que deixe no bioma será mantido. Queremos um Estado com produção sustentável e com equilíbrio ambiental”, declarou o secretário.
Outra questão trazida à tona na visita foi sobre a cana-de-açúcar e conseqüentemente o biocombustível. “São projeções que demandam uma expansão de 6 bilhões por ano. Não adianta outros países tentarem inviabilizarem o processo, só o Brasil tem condições para isso, os Estados Unidos sabem que serão dependentes. Os mercados se complementam, se quebrar um inviabiliza a economia como um todo”, lembrou Dom Bertrand.
O príncipe imperial participa em Cuiabá, da programação desenvolvida pelo Arquivo Público de Mato Grosso sobre os “200 anos da vinda da família Real para o Brasil – Mato Grosso na formação da Nação Brasileira”, ministrando hoje (12.09) palestra sobre “A chegada da Família Real no Brasil e a unidade nacional”.
Também acompanharam a visita Naime Moraes (presidente do Círculo Monárquico de Mato Grosso), Claudio Borges Alves (superintendente do Arquivo Público do Estado), Paulo Roberto Francisco da Silva (secretário adjunto da Sad) e Acelina Falcão Pereira Marques (secretária adjunta de Ação Governamental da Casa Civil).