A transformação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon em um aeroporto hub (centralizador de operações de vôos) para a América do Norte e Europa foi o principal tema tratado numa reunião entre o secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Yuri Bastos Jorge e o gerente regional de São Paulo, da Companhia Boliviana de Transporte Aéreo – Aerosur, Fernando Prudêncio, na tarde desta terça-feira, em Cuiabá. Na ocasião, o secretário confirmou que a Aerosur já começa a operar, em novembro, o vôo Cuiabá – Santa Cruz de La Sierra, em conexão com Miami (EUA) e Madri (Espanha).
Yuri revelou que espera reunir em outubro, as empresas aéreas; Aerosul, Gol, Tam, Webjet, Trip, Varig e Passaredo, além de representantes do Ministério do Turismo, Infraero e Anac, para uma reunião ampliada, em Cuiabá, para discutir a transformação do aeroporto Internacional Marechal Rondon em aeroporto centralizador de alguns vôos internacionais para a América do Norte e Europa.
De acordo com o secretário, este fato certamente irá alterar em muito a dinâmica do turismo em Cuiabá e no Estado. “E é uma possibilidade é real, já que o Governo Federal e os órgãos responsáveis pelo tráfego aéreo no Brasil estão sinalizando com a possibilidade de desafogar aeroportos dos grandes centros, como os de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e transferir alguns vôos internacionais para outras localidades, reestruturando a malha aérea brasileira, e, Cuiabá tem uma localização privilegiada para isso”, concluiu.