PUBLICIDADE

Nortão: termina 1ª etapa de pesquisa socioeconômica

PUBLICIDADE

Pesquisadores do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) concluíram, recentemente, a primeira etapa da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar, que consiste no levantamento de informações sob diferentes variáveis, quanto a aspectos demográficos e sociais da população, educacionais, mão-de-obra, rendimento e espécie de domicílios.

Durante etapa inicial, recenseadores percorreram as cidades de Sinop, Nova Monte Verde, Carlinda, Peixoto de Azedo e Feliz Natal, onde houve a listagem das residências entre os diferentes municípios. De acordo com com o coordenador regional do órgão, Fernando Lombardi Gouveia Sampaio, agora, os dados serao remetidos ao IBGE no Rio Janeiro, que definirá as famílias que serão maepadas.

“Os dados foram encaminhados para o órgão que fará o sorteio. A Pnad consiste na amostragem, ou seja, diferente do censo, onde trabalha por universo, com visitas em todas as casas”, declarou, ao Só Notícias. Sampaio acrescenta ainda que até meados da terceira quinzena de dezembro devem conluir o levantamento das informações.

A publicação dos resultados da Pnad devem ocorrer apenas nos próximos anos. Para cada vertente que o IBGE determinou, serão analisadas características especifícas. Na variável características demográficas e sociais serão levados em conta sexo, cor, condição na unidade domiciliar, posição na família e no domicílio, número na família e data de nascimento dos moradores. Pela educacional, o órgão terá informações sobre a alfabetização, escolaridade (série e grau freqüentados) e nível de instrução das pessoas que não são estudantes (última série concluída e grau correspondente). Quanto à mão-de-obra, as linhas foram divididas para facilitar o serviço. Para aquelas “ocupadas”será apurada posição na ocupação no trabalho principal, horas normalmente trabalhadas por semana no serviço principal e nos outros, e se é contribuinte de instituto de previdência pelo trabalho. Aos desocupados, levantará sobre o tempo de procura de trabalho, atividade, posição na ocupação e motivo da saída, se recebeu fundo de garantia, e tempo de permanência em relação ao último trabalho remunerado;

No rendimento mensal, será o recebido do trabalho principal e aposentadoria, pensão, abono de permanência, aluguel e outros rendimentos. Já para habitação, subdivido em espécie de domicílio. Para os particulares permanentes; tipo, estrutura, abastecimento de água, esgotamento sanitário, uso de instalação sanitária, destino do lixo, iluminação elétrica, número de cômodos, condição de ocupação, aluguel ou prestação mensal, filtro de água, fogão, geladeira, rádio e televisão.

Leia ainda
População aumenta no Nortão aponta IBGE; veja lista completa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE