A telefonia móvel e fixa liderou o ranking de reclamações junto ao Procon de Sorriso, entre janeiro a julho. Ao todo, 1.694 consumidores procuraram o órgão, no intuito de esclarecer dúvidas sobre os serviços prestados pelas operadoras bem como pedir providências. O chefe da unidade, Joel Martins de Almeida, explica que a operadora Brasil Telecom somou 299 reclamações, sendo este o maior total. A Vivo, em segundo, outras 81. Do terceiro ao quarto lugares na lista, constam empresas ligadas a outros segmentos, desde abastecimento de água, concessionária de energia, além de lojas de eletrodomésticos.
Almeida salienta que os números referem-se aos atendimentos ocorridos no local e não foram inclusos neste universo aqueles realizados via telefone. “Estes referem-se a atendimentos por senha’, declarou, ao Só Notícias.
Conforme o responsável, nesta parcela estão inclusas estatísticas de atendimentos preliminares, quando o Procon conseguiu mediar acordos e solucionar eventuais problemas aos consumidores. Entretanto, em 41,3% dos casos o órgão precisou emitir uma Carta de Informação Preliminar (Cipe), ou seja, notificar a empresa sobre a situação, após diálogos mostrarem-se ineficazes.
A realidade é semelhante a de Sinop. Um levantamento divulgado pelo Procon, entre janeiro a junho, mostrou que a telefonia também estava na primeira posição dentre as reclamações, concentrando 462.
O setor de eletrodomésticos apareceu na vice-liderança de registros junto ao órgão, com 378 relatos. Ano passado, representou 26,23% do total de pessoas atendidas, ocupando a primeira posição no ranking anual de maiores reclamações. A telefonia aparecia logo em seguida.