Enquanto Procons da região registram várias reclamações de clientes quanto ao tempo de espera nas filas dos bancos, o órgão de defesa do consumidor de Sinop registra diminuição. Conforme o coordenador Hélio Araújo Silva, a redução chega a 50% comparado ao início do ano. Comparado com mesmo período do ano passado, a redução fica em torno de 60%.
De acordo com Silva, as reclamações de demora são durante pelos horários de pico, entre às 13h30 e 14h, quando é constatado grande número de pessoas nas filas para pagamentos de faturas e recebimentos. “O pessoal deixa para ir na última hora, horário em que tem o dinheiro em mãos para o pagamento”, disse. Essa constatação foi feita durante a realização de vistoria em um banco, que segundo o coordenador, foi visitado três vezes no mesmo dia. Durante a manhã, pelo sistema de senhas, o tempo para atendimento foi de 4 minutos. Ao meio-dia, não havia ninguém na agência e o cliente e atendido hora e, a partir das 13h30, o banco já estava lotado.
Recentemente, o Procon fez relatório enviado a promotoria, relatando a situação de cada banco em questões como acesso a cadeirantes, principalmente em bancos de dois pisos, banheiros, local de acento, quantidade de caixas e número de funcionário no setor de atendimentos ao cliente, o que foi aprovado pelo órgão de defesa do consumidor.
“Os bancos estão respeitando a legislação e têm atendido os pedidos de mudanças feitos pelo Procon”, explicou o coordenador. O tempo máximo que o cliente deve esperar é de 20 minutos. Caso esse período seja excedido, o consumidor deve relatar ao Procon. Atualmente, o município conta com cerca de 10 agências bancárias.