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Consultor orienta empresários de MT sobre novos clientes e fidelização

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O primeiro Encontro Mato-grossense Venda Mais, realizado hoje, no audtitório da Fecomércio, abordou a fidelidade dos consumidores com as empresas. O especialista em vendas e marketing Marcelo Caetano explicou para empresários, gerentes e vendedores que “os clientes não são fiéis. Por isso, é preciso trabalhar bastante para que eles comprem da sua empresa por mais tempo”. Durante a palestra, Caetano frisou muito sobre a importância de como “manter clientes é tão importante e muito mais lucrativo quanto conquistar novos”, relata Caetano.

Caetano, que é autor do livro “Vendedor fiel, cliente fiel”, garante que os atuais e antigos clientes são a chave para o sucesso da empresa e não apenas os novos clientes, como muitos pensam. Para ele, a maneira de garantir a fidelização do cliente perante a empresa é surpreender, ser criativo, e melhorar a comunicação. As dicas se estendem para quem é prestador de serviços e desta forma o cliente que já faz parte da carteira também merece atenção especial e um belo agrado para não mudar para o concorrente.

O segredo das empresas bem-sucedidas vai além da conquista de novos clientes. A teoria parece simples, mas no dia-a-dia muitas esquecem que fidelizar quem já faz parte da carteira pode ser o caminho mais rápido para se chegar aonde se deseja. “Com a concorrência crescendo a cada dia, conhecer bem os clientes e relacionar-se melhor é a estratégia mais segura e eficiente”, explica Marcelo Caetano, que é consultor de 70 empresas.

Durante o evento o especialista numerou alguns pontos que pontos para garantir a fidelização do cliente:
À medida que os clientes se tornam mais confiantes em realizar negócios com a empresa, o consumo aumenta;
Clientes fiéis trazem benefícios indiretos, por meio de indicações e referências, por exemplo; Clientes fiéis são menos sensíveis a preço e, assim, a empresa pode movê-los para um patamar mais elevado; Com o tempo, o custo de serviços com o cliente decresce, ou seja, fica mais caro servir um novo cliente do que um antigo.

Novo cliente
O cliente novo traz lucro zero durante algum tempo. “Antes de conseguir fechar uma venda, você precisa visitar os clientes várias vezes. Além disso, não raramente eles exigem descontos. Isso quer dizer que, depois de conquistá-los, você demora certo tempo para recuperar o que investiu”, explica Marcelo.

O encontro foi promovido pela Fecomércio em parceria com a Secretaria Estadual da Indústria, Comércio, Minas e Energia.

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