PUBLICIDADE

Promadeira em Sinop vai focar manejo florestal

PUBLICIDADE

A maior feira de exposição e negócios do setor madeireiro, da região norte do país, o Promadeira 2008, acontece de 27 a 30 de agosto, no estacionamento do Sesi/Senai/Sindusmad em Sinop e tem como tema a prática do manejo florestal. Com o slogan “Manejar é crescer com sustentabilidade” a organização do evento espera sensibilizar a sociedade para a preocupação da preservação da floresta e utilização racional dos recursos naturais.

O presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Jaldes Langer, explica que atualmente o manejo é a grande alternativa do setor para explorar a floresta de forma sustentável. “Por meio do manejo florestal, é possível produzir sem impactar o meio ambiente, permitindo a perenidade da floresta e sua renovação saudável”, disse Jaldes Langer.

Entenda o que é Plano de manejo
O manejo florestal é a uma modalidade legal de exploração da madeira. É regulamentado por várias leis, decretos e instruções normativas. Produzida com base em normas e técnicas de baixo impacto ambiental, a madeira manejada contribui para manter a floresta em pé. O custo de produção da madeira manejada é geralmente um pouco mais alto do que o da madeira de desmatamento, devido à elaboração do plano de manejo.

A certificação do plano de manejo é atribuída por órgãos certificadores independentes, sendo destinada a detentores de planos que respeitam uma série de critérios socio-ambientais mais exigentes, tais como: os relacionados com o respeito dos direitos de posse da terra, com os direitos das comunidades e dos povos indígenas, bem como no atendimento às condições trabalhistas e de segurança no trabalho exigentes.

Oriunda de um plano de manejo certificado, a madeira certificada contribui com a preservação da floresta, em benefício das comunidades ribeirinhas e indígenas e dos trabalhadores. A Madeira manejada e certificada tem um custo de produção um pouco mais alto ainda do que da madeira apenas manejada, devido às exigências adicionais e ao custeio da certificação.

O plano de manejo florestal deve conter informações sobre a área e características da floresta (fauna, flora, topografia, solo); técnicas de exploração,regeneração e crescimento das espécies comerciais; medidas de proteção das espécies não comerciais, nascentes e cursos d’água; cronograma da exploração anual e uma projeção dos custos e benefícios do empreendimento.

O plano de manejo de uma Unidade de Conservação (UC) é o documento técnico que estabelece as normas de uso da área e o manejo dos recursos naturais, determinando as diretrizes gerais para implementação da unidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE