Para facilitar o acompanhamento das informações operacionais e fornecer os dados com maior segurança, rapidez e eficiência, o Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat) disponibilizou para a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) um sistema de gerenciamento de informações chamado SIG-MT (Sistema de Informações Gerenciais).
O SIG-MT é uma ferramenta de consulta de dados. Sua tecnologia de “BI” Business Inteligence, permite consultas rápidas, elaboração de gráficos, consulta via Internet, além de permitir ao usuário a inteira padronização e personalização de seus relatórios. O secretário de Indústria e Comércio, Pedro Nadaf, destacou que desde a contratação deste serviço do Cepromat, há 60 dias, a equipe técnica da Sicme vem trabalhando para atingir esse patamar de fornecimento de dados. “É um programa avançado, uma ferramenta nova que irá contribuir para o acesso das informações em um único sistema, dotado de um ambiente seguro”.
Além de maior agilidade e segurança, Nadaf também ressaltou que o programa irá permitir a demonstração das políticas econômicas de desenvolvimento do Estado, uma vez que irá apresentar um diagnóstico por região de Mato Grosso. “Com o conhecimento do caráter econômico regional as decisões políticas serão tomadas com maior facilidade”. De acordo com o diretor de gestão de tecnologia de informação do Cepromat, Divino Silva Miranda, o sistema irá permitir o acompanhamento dos indicadores dos programas de incentivos desenvolvidos pela Sicme, que serão monitorados pelos técnicos responsáveis.
“É um programa que vem em apoio aos gestores administrativos, que oferece consultas e análises por meio de gráficos, relatórios e outras demonstrações. E o mais importante é que esses dados irão convergir com outras secretarias, permitindo uma correlação entre elas”.
A solução foi apresentada, hoje pelo analista de sistema, Reginaldo Dupim, na sede da Sicme.