As atividades de exportação e importação têm se apresentado como alternativas viáveis e, principalmente, rentáveis para os empresários mato-grossenses. Prova disso é a procura registrada pelo curso ‘Sistemática de Exportação’, promovido nesta terça-feira pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT). Cerca de 50 empresários de diversos municípios estão, desde o período da manhã, reunidos da sede do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), onde participam do curso.
“Os treinamentos fazem uma abordagem geral sobre todo o processo de exportação e importação, como funcionam, trâmites burocráticos, documentação, entidades responsáveis, entre outros”, explica a coordenadora do CIN, Gabriela Fontes. Segundo ela, o empresário que participar terá uma visão sistêmica de todo o processo. “Trata-se de saber o que fazer desde o começo”, afirma.
Entre os participantes do curso de exportação estão empresários dos segmentos de algodão, couro, carne, soja, confecções, construção, entre outros, divididos entre as cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Tangará da Serra, Rondonópolis, Sorriso, Sapezal, Campo Novo dos Parecis e Campo Verde. “Capacitar o empresário mato-grossense para inserir e manter-se no mercado internacional é uma das diretrizes do Centro Internacional de Negócios”, salienta Gabriela.
Os cursos, que fazem parte do Programa de Capacitação Empresarial em Comércio Exterior, são destinados a empresários ligados direta ou indiretamente à atividade, além de transporte, seguro e logística internacional. Referência nacional em informações sobre comércio exterior, a Aduaneiras – Editora e Centro de Treinamento em Comércio Exterior é parceira do CIN na realização dos cursos.