O consumidor de energia mato-grossense terá mais facilidade para compreender as informações da conta de luz, a partir deste mês. A Centrais Elétricas de Mato Grosso alterou o modelo da conta, para dar mais transparência e clareza às informações e, desde hoje, começou a ser entregue.
As alterações foram baseadas em pesquisas de satisfação do consumidor, como as da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee). Além disso, a empresa buscou atender às solicitações de órgãos reguladores e entidades de defesa do consumidor.
Agora, a fatura tem fundo liso e claro, as letras ficaram maiores e as informações estão agrupadas de forma mais organizada. A criação de um campo único, que reúne todos os dados do consumidor, como nome, endereço, classificação, número da unidade consumidora, torna a identificação do cliente mais fácil. “Esse campo pode ser recortado de uma das faturas e guardado na carteira, por exemplo. Assim, quando o cliente precisar entrar em contato com a empresa, ele terá à mão as informações necessárias para agilizar o atendimento”, explica o coordenador de faturamento da Cemat, Edisandro Peixoto.
A nova conta dá destaque para as informações que o cliente quer saber primeiro valor, data de vencimento e consumo. O reaviso de vencimento também está mais evidente que no modelo anterior. Eventuais débitos anteriores do consumidor constarão neste espaço, com especificação da data de previsão de corte referente a cada conta em atraso.
Para o cliente que gosta de avaliar a conta em detalhes, foram mantidas outras informações relevantes, como a descrição dos valores faturados, a forma de composição do preço da conta e o gráfico com o consumo dos últimos 13 meses, para que o cliente visualize seu histórico e possa comparar o consumo em relação ao mesmo período no ano anterior.
A parte externa da fatura também foi renovada. O nome do destinatário está mais visível e as informações sobre formas de contato com a empresa e órgãos reguladores estão mais organizadas. “Existem muitas informações que devem constar da conta de energia, de acordo com a regulamentação do setor elétrico. Mas é importante que o consumidor consiga identificar essas informações na conta, o que nem sempre é fácil. Daí a importância dessa reformulação, que com certeza vai facilitar o entendimento pelo cliente”, comenta Peixoto.
A nova conta foi apresentada pela empresa à equipe da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager). O coordenador da ouvidoria da Ager, Joelmar Varjão, destacou que qualquer alteração que torne as informações mais claras e transparentes é sempre bem-vinda. “As mudanças promovidas pela Cemat foram bem estruturadas. A configuração está mais clara e de fácil visualização”, comentou, acrescentado que o novo modelo deve agradar ao cliente.
Segundo Varjão, o importante para o consumidor é entender a conta e localizar com facilidade os dados principais, como valor, data de vencimento, dados de medição e, principalmente, o reaviso.
O vice-presidente de operações da Cemat, Arlindo Napolitano, enfatiza que implantação da nova conta faz parte de um processo contínuo de auto-avaliação e busca de excelência. “Queremos que o consumidor compreenda o que está descrito na conta de energia. É um direito dele receber informação adequada e clara, para que possa conferir todos os dados”, afirma. Além disso, Arlindo lembra que o cliente pode cobrar ou sugerir melhorias em todos os aspectos, sempre que desejar, seja por meio das agências ou pelo Centro de Atendimento ao Cliente (CAC), pelo 0800 6464 196.