Até dezembro Alta Floresta deverá ser construída uma usina de tratamento final e reaproveitamento de resíduos sólidos que atenderá seis municípios da região: Alta Floresta, Carlinda, Nova Monte Verde, Paranaíta, Apaicás e Nova Bandeirantes. O projeto está em andamento e, em até 90 dias, deve ser concluída a licitação.
Segundo o secretário Executivo da Ong Sociedade Formigas e coordenador do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Vale do Teles Pires, Carlos Rogério Lara, a usina será implantada em um aterro sanitário já existente na cidade, que apresenta condições básicas para o funcionamento do trabalho. Ampliação e adequações serão feitas e, até o final do ano, a organização espera iniciar a operação.
Lara explica que estão sendo investidos inicialmente cerca de R$10 podendo chegar R$20 milhões, viabilizados por parcerias com instituições privadas com apoio do Ministério do Meio ambiente, Governo Federal. “A usina será administrada pelo consórcio”, declarou, ao Só Notícias.
A proposta de reaproveitamento de resíduos tem como objetivo a redução da poluição ambiental e a melhoria na qualidade de vida, beneficiando a população dos municípios envolvidos e também algumas empresas, com o aproveitamento de matéria orgânica para indústrias ligadas ao ramo do agronegócio e indústrias moveleiras.