Sinop tem se mostrado estruturada, com um comércio forte, grandes empresas prestadoras e serviços e profissionais de todos os ramos. A oferta de emprego tem crescido significativamente, assim como todos os demais setores do município.
Somente em junho de 2008, a Prefeitura de Sinop registrou 65 (sessenta e cinco) alvarás de novas empresas. Sendo 4 (quatro) de indústrias, 33 (trinta e três) do comércio varejista, 22 (vinte e dois) prestação de serviço e 6 (seis) autônomos.
Se comparado com mesmo período de 2007, o crescimento ultrapassou 60%. Já que foi registrada a liberação de 41 alvarás para novas empresas.
“Apesar das operações ambientais que tanto abalaram nossa economia, conseguimos driblar a tão falada crise e atingir números positivos em todos os setores” avaliou a secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Rosana Martinelli.
De acordo com ela o comércio e a prestação de serviço se solidificaram, com destaque para a indústria da educação, já que são oferecidos pelas Universidades Estadual, Federal e particulares, mais de 50 cursos de graduação.
“Aos poucos Sinop foi encontrando novas bases para sua economia” finalizou Martinelli.