O pacto ambiental firmado pelos 14 municípios (Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Vera, Santa Carmem, Claudia, União do Sul e outros) que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Alto Teles Pires, está na fase de levantamento de área, com os passivos e ativos ambientais dos municípios, através de cartografia e georreferenciamento. Esse levantamento é feito através do programa MT Legal, com recursos do governo de Mato Grosso.
A presidente da Câmara Setorial do Meio Ambiente do Consórcio, Luciana Copeti, não soube informar quando o gerreferenciamento estará pronto. “Estamos aguardando essa imagem de satélite e, a partir do momento que tivermos essas imagens, se faz a cartografia e analisa as pendências em cada município para depois serem definidas as etapas de reflorestamento e recuperação de áreas”, declarou, ao Só Notícias.
O projeto é espelhado no Lucas Legal, de Lucas do Rio Verde, que visa eliminar os passivos florestais, trabalhistas e de biossegurança na atividade agropecuária. Luciana, que também é secretária de Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde, diz que “todas as articulações para regularização dos passivos nas propriedades de Lucas podem ser multiplicadas para os outros municípios”, comenta. Segundo Copeti, “há interesse por parte dos gestores municipais e dos proprietários de áreas nos municípios do consórcio, e isso torna-se um diferencial para implantação do projeto”, declara a secretária.
A regularização ambiental garantirá a comercialização de produtos agrícolas, por exemplo, cultivados em áreas sem irregularidades ambientais.
O Lucas do Rio Verde Legal -que serviu de modelo para o pacto firmado pelos municípios- foi desenvolvido há cerca de 2 anos, mais de 700 fazendas foram cadastradas e as que tiveram excessso de desmates, estão iniciando reflorestamento, principalmente das APPs (áreas de preservação permanente).
A área do Pacto Ambiental do Consórcio compreende mais de 8 milhões de hectares, nos municípios de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Cláudia, Vera, Feliz Natal, e outros, e a região é uma das mais importantes produtoras de grãos do país. O objetivo dos municípios é obter a certificação e poder ganhar espaço no mercado, já que enfrentam muitas restrições devido as questões ambientais.