O comércio encerrou o primeiro semestre do ano registrando um desempenho positivo. Dados apurados pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) apontam que a inadimplência caiu 35.3% em relação ao mesmo período do ano passado. O total de consumidores incluídos na lista negra caiu de 20.306 para 13.134.
A base de cáculo é relativa ao número de filiados à entidade, atualmente cerca de 700, em diferentes regiões do município. O índice obtido no período ultrapassou o contabilizado de janeiro a maio, quando a redução aproximou-se dos 31%. O comércio é um dos mais importantes segmentos da economia na maior cidade da região Norte.
Para o presidente Nilson Ribeiro, as estatísticas revelam o bom momento pelo qual a economia vem passando, entre os diferentes segmentos. “Há um aquecimento na cidade, porque os números mostram que mensalmente a inadimplência está reduzindo”, declarou, ao Só Notícias.
Ele destaca ainda que a maior circulação de dinheiro contribui para o cenário. “As pessoas regularizam suas situações e querem recuperar crédito na praça. Sinop hoje é pólo e os comércios captam recursos também de cidades circuvizinhas, o que contribui ainda”, acrescentou.
A redução do total de inadimplentes vem sendo registrada desde o início do ano. Junho registrou a maior queda, com 54,65% a menos dos clientes inclusos no cadastro de devedores, comparado ao mesmo período de 2007. Em janeiro, 27,08% a menos foram considerados inadimplentes. Em fevereiro, 38,57%, em março, 22,77%, em abril, 2,24%, e, em maio, 52,27%.