O número de empresas instaladas nos seis primeiros meses subiu 6% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Secretaria de Fazenda, entre janeiro a junho foram 229 novas, de pequeno, médio e grande portes, ante as 216 do período anterior. Atualmente, estão em atividade 3.432 empreendimentos nos mais diversos segmentos.
Só Notícias apurou que comércios e prestadores de serviços respondem pela maior parcela maioria, mesmo não havendo dados específicos para cada uma, de acordo com o levantamento. O crescimento empresarial estimula a geração de empregos, já que mais funcionários serão necessários para as respectivas atividades, contribuindo para o desenvolvimento da economia.
Em Sorriso, de janeiro a maio, foram contratados 5.127 trabalhadores em todos os segmentos (comércio, indústria, prestadores de serviços, entre outros) e dispensados 4.320. A construção civil foi responsável por empregar 1.139 funcionários e dispensou 628, mantendo o maior número de pedreiros, serventes, auxiliares, ativos no mercado. O comércio e a prestação de serviços também apresentaram resultados importantes. Os estabelecimentos comerciais contrataram 1.331 funcionários e demitiram 1.215. As empresas prestadoras de serviços fizeram 679 contratações e dispensaram 566.
Os números são divulgados mensalmente pelo Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Eles demonstraram ainda que a agropecuária criou 1.179 oportunidades, mas cancelou 1.086.
Quanto ao desempenho individual de maio, Sorriso também manteve alta nas contratações. Foram 1.079 para 927 demissões.