Os servidores do Instituto de Defesa Agropecuário – Indea – retomaram hoje a paralisação para reforçar a cobrança para que o governo conceda recomposição salarial de 20%, melhorias nos planos de cargos, carreiras e salários, além de aumento dos servidores concursados, estruturas e veículos. Inicialmente, a paralisação vai até quarta-feira.
Ao contrário do último protesto, realizado entre os dias 25 e 27 de junho, todas as atividades foram suspensas hoje. Guias de transporte animal (GTA) para levar gado das fazendas aos frigoríficos e classificação de madeira venidas para outros EStados não estão sendo feitas.
A princípio, a paralisação estava prevista para quarta-feira, mas foi antecipada. Na última sexta, a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) alertou aos pecuaristas que retirassem a guia antecipadamente, para não enfrentarem problemas.
Na última paralisação, a emissão de guias de transporte animal (GTA) e a classificação de madeira destinada para outros Estados não foram feitos.
A unidade local do Indea Sinop deixou de emitir cerca de 700 GTAs – cada um vale para um caminhão ou carreta que transporta gado- durante a paralisação independente ao número de animais. Somente um frigorífico em Sinop, conforme Só Notícias já informou, deixou de abater 1,4 mil cabeças nos três dias da paralisação.