PUBLICIDADE

Cooperativismo cresce em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Amanhã, primeiro sábado do mês de julho, é comemorado do dia internacional do cooperativismo, sistema de organização onde as pessoas se unem em torno de uma atividade. Em Mato Grosso há atualmente 173 cooperativas, sendo que o maior número se concentra no setor da agropecuária (60). Logo em seguida vêm as cooperativas de crédito, que são 40 ao todo e significam 15% do mercado financeiro do Estado. E a expectativa do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado (OCB/MT) é que até o final deste ano mais 13 cooperativas estejam criadas em Mato Grosso.

De acordo com o presidente do Sicredi MT, João Carlos Spenthof, o cooperativismo representa hoje 33% do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola brasileiro e 6% do PIB nacional. No país, conforme ele, estima-se que haja 25 milhões de brasileiros envolvidos em cooperativas. Desse total, 7,7 milhões são associados, reunidos em 7,672 mil cooperativas, que geram 250,961 mil empregos diretos. Em Mato Grosso, conforme a OCB/MT, são 170 mil cooperados distribuídos entre as 173 cooperativas, que geram aproximadamente 5 mil empregos diretos.

Entre as diferenças básicas de uma cooperativa para uma empresa normal está o fato de que o ato cooperado não tem incidência de impostos. Também existe a facilidade na tomada de crédito e na aquisição de insumos, já que unidos os pequenos podem comprar em grande quantidade e conseguir redução de preço. Ou mesmo conseguir um empresto de valor mais alto que beneficiar todos. No setor da agricultura, as cooperativas alcançam redução de até 25% no valor dos insumos, porque compram em grandes quantidades.

Mas não são somente os pequenos que se unem em cooperativas. Grandes também fazem isso para comprar insumos com melhores preços e atender o mercado consumidor em grandes volumes, no caso da agricultura. No Brasil há 13 ramos de cooperativas. Em MT elas estão concentradas basicamente na agropecuária, saúde, educação, trabalho e crédito. Aqui, apesar das cooperativas de crédito não serem as maiores em número, Spenthof frisa que elas são o sistema mais bem organizado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE