Dentro de dois dias o primeiro ônibus comercial bicombustivel do país, movido a óleo diesel e o Gás Natural Veicular (GNV), estará circulando nas ruas de Cuiabá e Várzea Grande. A partir desta quarta-feira (02.07), a empresa União Transportes inicia o teste com o veículo que ainda deve apresentar uma redução nos custos com combustíveis de aproximadamente 27%. O segundo ônibus com o sistema será testado em Rondonópolis, dentro de trinta dias. O projeto pioneiro possui capacidade de reduzir em até 75% os poluentes emitidos pelos veículos movidos somente ao óleo diesel.
O Governo do Estado incentiva a iniciativa que, além de beneficiar o maio ambiente, pode ser uma ferramenta para a redução nas tarifas que a sociedade paga pelo transporte coletivo.
A preocupação dos usuários de que o motor perca potência, com o motor utilizando o GNV, já está superada. O ônibus será movido com 70% de GNV e apenas 30% de óleo diesel funcionando como um motor compensador. O novo sistema permite que na marcha lenta, o motor utilize o óleo diesel e na rápida, o GNV sem alternância de potência do motor.
Cada ônibus terá um custo de instalação de aproximadamente R$ 25 mil. O proprietário da Auto Center Brasil, José Cassimiro, empresa que realiza em parceria com a Bosch a instalação dos equipamentos, explica que com a realidade atual de custo do GNV em Mato Grosso, o equipamento se paga em aproximadamente 13 meses. “Na fase inicial os custos devem ser um pouco maiores que isto, já que é necessário a instalação dos postos de abastecimento dentro das empresas, mas após esta fase, o projeto é economicamente e ambientalmente viável”.
O presidente da MT Gás, Helny de Paula, lembrou que o Estado de Mato Grosso é um grande consumidor de óleo diesel, e o desenvolvimento desta tecnologia é uma opção interessante para que, futuramente, toda a frota de ônibus e caminhões tenham acesso a um combustível mais “limpo”.
A empresa União Transportes que está recebendo este projeto piloto possui 178 ônibus nas linhas de Cuiabá e Várzea Grande, sendo que 30 deste veículos já estão aptos a receber a tecnologia do bicombustível. Com o projeto apresentando sucesso, e a concessionário do transporte público mantendo interesse, em aproximadamente 60 dias a frota pode ser adaptada ao novo sistema.
O técnico da Bosch, José Eduardo de Andrade, detalha que toda a operação do funcionamento do sistema será realizado por uma unidade de comando eletrônica. O sistema opera no ciclo diesel com dois combustíveis ao mesmo tempo, podendo alcançar uma taxa de substituição de diesel por gás de até 90%. A presença do diesel, mesmo que em pequena quantidade, é necessária para garantir a combustão e a temperatura ideal na câmara de combustão.