Carlinda, Tapurah (Norte do Estado) e Figueirópolis D”Oeste (sudoeste) receberão projetos de geração de trabalho e renda, por meio do Programa Luz para Todos (LPT), do Ministério de Minas e Energia (MME). Serão firmados convênios com as prefeituras locais e várias instituições para a implantação de Centros Comunitários de Produção (CCPs) voltados ao beneficiamento de leite.
Os CCPs fazem parte do plano de ações integradas do LPT e têm o objetivo de integrar políticas públicas do governo federal e promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais, por meio do uso produtivo da energia elétrica.
Ao todo, serão investidos aproximadamente R$ 400 mil na construção dos CCPs e na aquisição de equipamentos eletrorrurais, o que beneficiará cerca de 240 famílias diretamente e 1.200 indiretamente, nas três comunidades. Os recursos são provenientes do MME e das prefeituras, e a mão-de-obra estará na responsabilidade das associações dos agricultores familiares.
Em Carlinda, a comunidade atendida é a de Genezaré, onde cerca de 300 agricultores familiares vivem basicamente da ordenha de leite. Deste total, 23 famílias da Associação de Agricultores Ecológicos do Portal da Amazônia aderiram ao projeto, com a expectativa de produzir 52 mil kg de doce e 35 mil kg de queijo por ano. O destaque é a produção orgânica de leite, que segue basicamente dois princípios: a alimentação dos animais sem agrotóxicos (é permitido incluir apenas de 15% a 30% de produtos não orgânicos nas rações) e medicação natural dos animais.