PUBLICIDADE

Nortão: IBGE inicia em julho pesquisa de nível socioeconômico

PUBLICIDADE

Cinco cidades que integram a regional Sinop do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), foram escolhidas para realização da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar, Pnad, a partir do segundo semestre. A previsão é que até dezembro a coleta de dados seja encerrada em Sinop, Nova Monte Verde, Carlinda, Peixoto de Azevedo e Feliz Natal.

Dentre as principais características a serem levantadas estão as demográficas e sociais, educacionais, mão-de-obra, rendimento e espécie de domicílios. De acordo com o coordenador regional Fernando Lombardi Gouveia Sampaio, as ações serão norteadas em fases. Na primeira, marcada para iniciar em 14 de julho, pesquisadores farão a listagem de casas nas respectivas cidades.

Posteriormente, tais dados serão remetidos ao Rio de Janeiro, onde o IBGE sorteará, em meados de setembro, as famílias a serem mapeadas pela Pnad. “Os pesquisadores voltarão às casas selecionadas e farão o levantamento social. A previsão é que a pesquisa dure de julho a dezembro”, declarou, ao Só Notícias.

Segundo Sampaio, estima-se que de 600 a 800 residências recebam os pesquisados, média superior ao ano passado, quando foram aproximadamente 680. Conforme o IBGE, desde 2000 a Pnad ocorre nos referidos municípios, sendo eles definidos para base de coleta até 2010.

A publicação dos resultados não é imediata, e deve ocorrer apenas nos próximos dois anos. “A Pnad de 2006 foi divulgada neste ano, e assim ocorrerá consecutivamente”, ressaltou. A pesquisa surgiu pela necessidade de dados para planejar e acompanhar o desenvolvimento social, econômico e demográfico brasileiro.

Variáveis
Só Notícias apurou as variáveis a serem pesquisas pelo IBGE durante os meses. Nas características demográficas e sociais estão sexo, cor, condição na unidade domiciliar, posição na família e no domicílio, número na família e data de nascimento dos moradores.

Nas educacionais, a alfabetização, escolaridade (série e grau freqüentados) e nível de instrução das pessoas que não são estudantes (última série concluída e grau correspondente).

Mão-de-obra
Para as pessoas de 10 anos de idade ou mais: condição de atividade.
Para as pessoas ocupadas: ocupação, atividade e posição na ocupação no trabalho principal, horas normalmente trabalhadas por semana no trabalho principal e nos outros trabalhos, e se é contribuinte de instituto de previdência pelo trabalho.
Para as pessoas desocupadas: tempo de procura de trabalho, ocupação, atividade, posição na ocupação e motivo da saída, se recebeu fundo de garantia, e tempo de permanência em relação ao último trabalho remunerado;

Rendimento
Rendimento mensal normalmente recebido do trabalho principal e dos outros trabalhos, aposentadoria, pensão, abono de permanência, aluguel e outros rendimentos;

Habitação
Espécie de domicílio.
Para os domicílios particulares permanentes: tipo, estrutura, abastecimento de água, esgotamento sanitário, uso de instalação sanitária, destino do lixo, iluminação elétrica, número de cômodos, condição de ocupação, aluguel ou prestação mensal, filtro de água, fogão, geladeira, rádio e televisão.

Notícia anterior
Próxima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE