O DNIT- Departamento Nacional de Infra-estrutura- publicou os editais de concorrências para escolher as empreiteiras que asfaltarão 5 trechos da BR-163 do Nortão -divisa de Mato Grosso e Pará- em direção a Santarém (PA), onde está o porto para escoar a safra agrícola, produção madeireireira e importar produtos com maior economia e rapidez. Os editais representam um passo importante para atender uma exigência legal e burocrática para iniciar as obras. A abertura dos envelopes com propostas das empreiteiras será no próximo dia 16, em Brasília.
O valor licitado pelo DNIT é de R$ 345 milhões. Só Notícias apurou que os investimentos serão para pavimentar 293 km. O primeiro lote vai da divisa de Mato Grosso e Pará até Castelo dos Sonhos (Vila Alvorada), extensão de 67, 3 km. O segundo lote vai de Vila Alvorada até Novo Progresso, com extensão de 68 km. Neste trajeto o DNIT ainda definiu um subtrecho de 4,9 km de Vila Alvorada até Novo Progresso
O outro trecho é de Novo Progresso até a divisa com Itaituba com 41,5 km.
O quinto lote, cuja concorrência será no próximo dia 4, será do entrocamento da BR-230, em Rurópolis, no fim do trecho pavimentado até Campo Verde. Este é o maior trecho a ser pavimentado com 112 km e onde devem ser investidos R$ 136 milhões.
O prazo estabelecido pelo DNIT para serem pavimentados estes trechos é de dois anos – 720 dias.
Desde que assumiu a presidência do Departamento Nacional de Infra-estrutura, o mato-grossense Luiz Pagot buscou definir os projetos técnicos da obra. Em muitos trechos, nem projeto haviam sido feitos, além de resolver outras pendências burocráticas até ser feito lançamento do edital para escolher as empreiteiras.
Do Nortão a Santarém são cerca de 850 km a serem pavimentados. Os 5 lotes que estão sendo licitados representam aproximadamente um terço da obra. A previsão feita anteriormente por Pagot é que, em 4 anos, a BR-163 fosse totalmente pavimentada.