PUBLICIDADE

Baixa oferta de bovinos faz frigoríficos reduzirem abate em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O baixo volume de boi gordo disponível no mercado tem feito os frigoríficos trabalharem em escalas diferenciadas para cumprir contratos e manter suas plantas funcionando. Em Mato Grosso, a redução na capacidade de abate chega a 20% e as empresas seguem reajustando-se, para não perder mercado.

De acordo com o Sindicato das Indústrias Frigoríficas do Estado (Sindifrigo), 80% dos trabalhos são mantidos, enquanto o restante permanece oscioso. Para o presidente Luis Antônio de Freitas Martins, o cenário reflete em uma maior disputa comercial das empresas. “Isto gera uma disputa comercial maior, e, beneficia o produtor. Ocasiona preços melhores aos pecuaristas”, declarou ao Só Notícias/Agronotícias. Mato Grosso possui atualmente, conforme o sindicato, 33 frigoríficos.

Desde janeiro o número de bovinos abatidos com inspeção federal tem variado. No primeiro mês do ano foram 332.991 animais. Em fevereiro, reduziu a 289.802. Em março, contabilizou 277.449 mil. Em abril, subiu a 313.707. A tendência, segundo Freitas, é que a oferta limitada permaneça nos próximos anos. “Até que haja aparição deste boi, é no mínimo três anos”, salientou ao Agronotícias.

A cotação da commoditie tem acumulado alta no Estado. Somente de janeiro a maio, foram 20%, conforme levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea). Um dos grupos mais expressivos do Centro-Oeste, com frigoríficos instalados em Sinop, Matupá, Nova Canaã, Ji Paraná (RO) e Iguatemim (MS), deixou de abater cerca de 1,2 mil animais/dia, da capacidade de 6 mil.

O diretor Rodrigo Aguiar explica que a empresa tem buscado novas alternativas durante o período. “A cadeia da pecuária passa por uma diminuição e isto é um ciclo. Esperamos passar por este momento”, citou. Mesmo com diminuição no volume, não houve a necessidade de demissão, explica o responsável. Na planta de Sinop, salienta Aguiar, de 700 passaram a abater 550 animais.

Em Mato Grosso, ano passado, foram abatidos 4.483.485 bovinos. Em 2006, somou 4.597.695.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...

Compras de final de ano devem movimentar quase R$ 1 bilhão em Mato Grosso

Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio às...
PUBLICIDADE