A partir do segundo semestre deste ano, a América Latina Logística (ALL) deve adotar as primeiras providências no sentido de requerer o estudo de impacto ambiental da ferrovia Vicente Vuolo, no trecho entre Rondonópolis e Cuiabá. A garantia foi dada pelo presidente da concessionária, Bernardo Guimarães, ao presidente do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, vereador Francisco Vuolo (PR), durante a realização do III Brasil nos Trilhos, evento que reuniu autoridades e empresários do setor ferroviário nacional, em Brasília, na última quarta-feira.
No momento, a ALL coordena a formação de uma SPE (Sociedade de Propósito Específico), formada por investidores que se encarregarão de captar os R$ 600 milhões previstos para a construção do trecho da ferrovia entre Alto Araguaia e Rondonópolis, no Sul de Mato Grosso. A ALL, que não tem know-how em matéria de construção civil – é apenas concessionária do setor ferroviário no Brasil e em outros países da América do Sul -, se responsabilizará pela operacionalização do trecho, após o término das obras.
Segundo Francisco Vuolo, a ALL já projetou para o segundo semestre a realização do Estudo de Impacto Ambiental do trecho entre a localidade de Mineirinho (Município de Rondonópolis) e Cuiabá. Com a conclusão desses estudos, a concessionária já terá condições de definir o traçado da estrada de ferro até a capital mato-grossense.
Em julho, serão retomadas as obras entre Alto Araguaia e Rondonópolis, com a previsão de que os trilhos cheguem a esta última em setembro de 2010. A garantia de execução das obras é um termo aditivo de contrato que o Governo Federal assinou, no fim de abril passado, com a ALL, definindo o cronograma físico-financeiro que estabelece a implantação dos trilhos no trecho. Dentro dessas previsões, a ferrovia deve chegar a Cuiabá em 2014.
As obras da Ferrovia Vicente Vuolo foram um dos itens discutidos durante o III Brasil nos Trilhos, realizado no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, na Capital Federal. O seminário, promovido pela ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários), com o apoio o Governo Federal, teve como ponto alto discussões sobre a logística do transporte ferroviário e os rumos do setor no Brasil. O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente do DNIT, Luiz Antonio Pagot, falou sobre as obras no setor ferroviário no país.