O desempenho positivo da arrecadação mato-grossense, o Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado (Fiplan) e a busca constante do Governo de Mato Grosso em manter o equilíbrio fiscal foram alguns dos tópicos elogiados pela coordenadora geral das Relações e Análise Financeira dos Estados e Municípios da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Maria da Salete Medeiros, no encerramento dos trabalhos da missão técnica, na sede da Secretaria de Fazenda, em Cuiabá.
Os trabalhos começaram na manhã de terça-feira. Durante dois dias, os analistas da STN coletaram dados e informações sobre as finanças do Estado, com a finalidade de avaliar se o Governo de Mato Grosso está cumprindo as metas e compromissos relativos ao exercício de 2007. Também realizaram projeção preliminar dos indicadores pertinentes ao estabelecimento de metas e compromissos relativos ao Programa do Estado para o período de 2008 a 2010.
Para a coordenadora da STN, que apresentou os indicadores nesta quarta-feira, o Estado de Mato Grosso mostra-se engajado com o Programa de Reestruturação de Ajuste Fiscal, cumprindo as metas estabelecidas, que são: relação dívida financeira com a Receita Líquida Real (RLR); resultado primário; despesa com pessoal em relação à Receita Corrente Líquida; receitas de arrecadação própria; reforma do Estado; e investimentos em relação à Receita Líquida Real.
O assessor especial da Secretaria de Fazenda, Vivaldo Lopes, lembrou o profissionalismo do quadro técnico do Estado e o esforço que Mato Grosso vem fazendo para manter o equilíbrio das contas públicas, com foco na arrecadação, sem aumento de impostos. “O equilíbrio fiscal passou a ser não só uma busca do governo, que mantém esforço permanente e não se descuida das recomendações da Lei de Responsabilidade Fiscal, mais de toda a sociedade mato-grossense”, concluiu.