Sinop continua com alta na frota, resultado do número de novos emplacamentos. No primeiro quadrimestre, foram 1.699 licenciamentos de motos, automóveis, caminhonetes e caminhões. O crescimento no ano é de 3,72%. São 45.564 veículos trafegando na cidade, que possui 105 mil habitantes (de acordo com contagem do IBGE). A maioria é de automóveis e motos.
Mas este número pode ser ainda maior, considerando que há muitos veículos com placas de outras cidades embora os proprietários residam em Sinop. Ano passado, de acordo com a 19ª Ciretran, a frota passou de 38.961 para 43.865 veículos, com crescimento de 11,1%. Foi o maior desde 2004, quando o aumento foi de 12%. Em 2000, eram apenas 20.080 emplacamentos. Nesses oito anos, o crescimento é superior a 100%.
Para evitar o estrangulamento nas ruas e avenidas do município, a Secretaria de Trânsito e Transportes vem adotando algumas medidas. Segundo o secretário Átila Wanderley Silva, estão sendo feitas campanhas educativas, melhorando a sinalização, valorizando o transporte coletivo e disbribuindo as linhas, viabilizando locais para estacionamento, e limitando o horário de estacionamento na avenida central.
“Quanto mais pessoas circulando, conseqüentemente teremos maior probabilidade de acidentes. Já vemos um número de veículos grande para as condições do município, resultando na falta de estacionamento, excesso de veículos em horário de pico, culminando no número maior de acidentes”, argumentou.