Moradores da Gleba Mercedes V (80km de Sinop) devem iniciar, em breve, o cultivo de pepinos em suas propriedades, visando fomentar a agricultura familiar e a atividade no município. Por enquanto eles aguardam a liberação dos recursos a serem obtidos por meio do Pronaf A, uma linha de crédito do Governo Federal que atende diferentes segmentos.
De acordo com o supervisor da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), de Sinop, Ivaldo Júnior, os valores a serem pleiteados variam conforme cada produtor. “Poderão financiar itens como arame, caixa d’água, entre outros. Eles esperam que os projetos sejam contratados”, declarou, ao Só Notícias.
A idéia inicial é viabilizar a produção da cultura, que servirá como matéria-prima para uma indústria de conservas de Sinop. Os agricultores beneficiados terão a comercialização garantida e, além disso, receberão também assistência técnica especializada, tanto da Empaer como Secretaria de Agricultura.
Para obterem crédito do Pronaf, foram elaborados projetos. Após a conclusão deles, são encaminhados para o Grupo Especializado da Reforma Agrária (Gera), e repassados à superintendência do Banco do Brasil, para análise, contratação e liberação de crédito. Após o recebimento do dinheiro, o assentado tem um prazo de dez anos para quitar o empréstimo, com carência de outros cinco. Os juros chegam a aproximadamente 1,15% ao ano.