Operando desde o primeiro semestre do ano passado no Nortão, a indústria de biodiesel de Feliz Natal (130km de Sinop), deve iniciar, em cerca de 40 dias, a moagem de sementes utilizadas para fabricar o biocombustível. Isto porque uma esmagadora para diferentes cultivares está sendo montada para realizar o procedimento na própria cidade.
De acordo com o presidente da Cooperativa de Feliz Natal (Cooperfeliz), Leandro Martins, a implantação do equipamento agregará valor no girasol, soja, entre outras espécies. Ele explica que na primeira etapa somente o girassol será utilizado. “Iniciamos há um mês a construção do espaço físico do galpão de 600 metros em uma área de dez mil metros quadrados. Agora, aguardamos a chegada dos equipamentos”, declarou, ao Só Notícias.
Martins salienta que a esmagadora deverá fomentar a atividade no município, visto que a produção local será aproveitada. “Vamos prensar o girassol que está plantado em Feliz Natal. Será uma nova alternativa. Ao invés da matéria-prima ir para outro lugar e ser prensada, aqui agregará valor”, salientou.
Segundo o presidente, a capacidade será para esmagar até cinco mil toneladas/mês de girassol. “Com ela teremos oferta de farelo de soja para engorda e confinamento, granja, entre outros. O plantio do girassol já tem fomentado a apicultura, devido ao intercâmbio existente”, argumentou.
A Cooperfeliz é formada por 42 associados, que montaram a indústria. A produção de biodiesel continua, ainda atendendo principalmente aos cooperados. “Um pouco mais reduzido devido a entressafra, mas estamos trabalhando”, falou.