Depois dos três primeiros meses em queda, as vendas de produtos sinopenses para o mercado externo voltaram a aquecer em abril. Foram negociados US$ 24 milhões, 96% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. Em relação ao quadrimestre, abril foi responsável por 66% das vendas. Desde janeiro, foram movimentados US$ 36 milhões, acumulando alta de 33% em relação a 2007.
Só Notícias apurou que, diferente de outros períodos, a soja ganhou a preferência no mercado e foi responsável por 69% dos negócios, que chegaram a US$ 25,5 milhões. A madeira ficou em segundo, com US$ 8 milhões. A madeira compensada, que no ano passado ficou entre as mais vendidas, ficou fora dos negócios este ano, dando lugar para a folheada. A carne foi o terceiro produto da lista, com US$ 1 milhão de vendas.
Somente a Espanha foi responsável por US$ 14,2 milhões dos negócios. Com a China foram comercializados US$ 5,9 milhões e, com Tailândia, US$ 3,3 milhões. A produção sinopense também ganha destaque na Bélgica e Coreia do Sul.