Agricultores e técnicos debaterão a viabilidade do feijão para safrinha em Mato Grosso, neste sábado, durante o dia de campo organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Agronorte Pesquisas e Agropesquisas, com apoio de Só Notícias/Agronotícias. Pelo menos 70 pessoas são esperadas.
Será em um sítio na estrada Alda, aproximadamente 5km de Santa Carmem (35km de Sinop). A primeira estação, organizada pela Empaer, abordará ‘manejo e condução agronômica do feijão-safrinha, adotados na unidade demonstrativa’, com o agrônomo Claudinei Kappes. A segunda, pela Agro-Sistemas, ‘desafios e recomendações para o cultivo do feijão-safrinha no médio Norte de Mato Grosso’, com o agrônomo Edson Antônio Pina.
A terceira, pela Syngenta, falará sobre ‘portifólios para a cultura do feijoeiro’. Fechando a quarta estação, da Embrapa, trará o ‘desempenho das cultivares do feijoeiro comum, no cultivo de safrinha para o médio Norte de Mato Grosso’, com o pesquisador Flávio Jesus Wruck. O encerramento está programado para 12h30.
Já no dia 17, será no centro de pesquisas da Agronorte, em Sinop, a partir das 8h. A primeira estação da empresa trará como tema ‘manejo e condução agronômica do feijão-safrinha, adotados na unidade demonstrativa’, com o engenheiro Ângelo Maronezzi. A segunda, da Embrapa, ‘desafios e recomendações para o cultivo do feijão-safrinha no Médio Norte de Mato Grosso’, com o pesquisador Flávio Jesus Wruck.
A terceira, sobre ‘características, recomendações e desempenho das cultivares da Embrapa do feijoeiro comum para o Mato Grosso’, pela Embrapa, com o pesquisador Adriano Stephan Nascente. Na quarta e última, a Agronorte abordará ‘características e perspectivas do mercado de feijão para Mato Grosso’. O término também será ao meio-dia.