O presidente do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, Francisco Vuolo, anunciou hoje, que as obras do trecho da ferrovia Senador Vuolo, entre Alto Araguaia e Rondonópolis, numa extensão de 220 quilômetros, serão iniciadas já no segundo semestre deste ano e concluídas até 2010.
O anúncio aconteceu em Brasília, durante assinatura de termo aditivo, no valor de R$ 700 milhões, pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e o presidente da América Latina Logística (ALL), Bernardo Hees.
Além das obras, o fórum conseguiu avançar em outro ponto fundamental: garantir o prolongamento da estrada de ferro até Cuiabá, com a definição, neste momento, do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o seu traçado. “É um dia histórico para Mato Grosso e Cuiabá, pois no contrato entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a ALL (América Latina Logística), ficou assegurado o EIA, o que garante que a ferrovia chegará a Cuiabá”, afirmou Vuolo.
Participaram da solenidade de assinatura do contrato os deputados federais Wellington Fagundes (PR), Valtenir Pereira (PSB), Eliene Lima (PP), além do empresário Luis Carlos Nigro, prefeitos e representante da FIEMT.