Mais duas cidades do Nortão tiveram os decretos de situação de emergência homologados pelo Governo do Estado. São Apiacás e Nova Monte Verde, onde a Defesa Civil confirmou prejuízos durante o período chuvoso. Em Nova Monte Verde, por exemplo, o acesso ficou comprometido devido as fortes chuvas, que danificaram a MT-208. Alguns pontos ficaram alagados.
Além desses, foram homologados os decretos de Paranaíta, Torixoréu, Planalto da Serra, Nova Santo Antônio, Nova Olímpia, Colniza, Guiratinga, Nova Brasilândia e Cotriguaçu. Com o reconhecimento dos danos, os municípios conseguem dar agilidade para resolver os problemas causados por fenômenos da natureza, além de poder recorrer a uma verba da União destinada para ajudar cidades em situação de risco, realizar obras emergenciais, sem licitação.
Outros municípios da região Norte, que tiveram prejuízos, ainda aguardam a homologação de situação de emergência. De acordo com a Coordenadoria de Resposta e Reconstrução de Desastres, alguns ainda estão com pendências na documentação exigida.
Em todo o Estado, 26 cidades decretaram situação de emergência. Porém, para ser homologado pelo Estado devem ser analisados vários requisitos exigidos por lei.