PUBLICIDADE

Gasolina e gás não sobem este ano, prevê Copom

PUBLICIDADE

Apesar dos seguidos recordes na cotação do petróleo, cujo barril beirou US$ 120 em Nova York nesta semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a estimativa de aumento zero para a gasolina e o gás de bujão em 2008. A informação está na ata da mais recente reunião do Copom, ocorrida em 15 e 16 de abril e que elevou o juro básico da economia em 0,5 ponto, para 11,75% ao ano.

“A despeito da considerável incerteza inerente às previsões sobre a trajetória dos preços do petróleo, o cenário central de trabalho adotado pelo Copom prevê preços domésticos da gasolina inalterados em 2008, ainda que a probabilidade de se configurar um cenário alternativo venha aumentando”, diz o documento.

Assim como nas reuniões anteriores, o Banco Central (BC) reconhece que o preço do petróleo no mercado internacional “continua altamente volátil” e subiu “consideravelmente” entre março e abril.

Novamente, o BC atribui a disparada a uma conjunção de fatores, como “mudanças estruturais no mercado energético mundial”, tensões geopolíticas, migração de investidores para aplicações nos mercados de commodities, e lembra que o aumento das cotações atinge a economia nacional não só via gasolina, mas também por outros produtos, como os da cadeia petroquímica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE