Sorriso, grande produtor de soja e de milho, pretende intensificar ações a fim de abranger o setor produtivo de hortifruti em pequenas propriedades.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sardi Trevisol, a cidade tem um grande número de consumidores de frutas, verduras e legumes e que a produção de hortifruti pode ser uma atividade rentável para sitiantes, chacareiros e demais produtores rurais que queiram investir no negócio. “Temos uma proposta de apoiar o pequeno produtor a fim de fomentar a produção de hortifruti e criar um cinturão verde em nosso município”, destacou.
Ele explicou que a produção local é bastante tímida em vista da demanda de mercado, e que por isso pode ser intensificada. “Todos ganharão com isso. Tanto quem produzirá quanto o consumidor final, que terá a disposição produtos de mais qualidade e menores preços”, completou.
Para fomentar a atividade, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente apoiou uma pesquisa realizada por alunos de uma escola municipal, apontando que mais de 80% dos produtos de hortifruti consumidos em Sorriso vem de outros Estados.
A pesquisa foi feita em cinco supermercados do município e comprovou que grande parte do que é consumido pela população pode ser produzido no município, melhorando a qualidade e o preço dos produtos. “Existem alguns assentamentos que, embora ainda não tenham estrutura, poderão se basear nesta pesquisa para começar a produzir os hortifruti já que os números apontam a viabilidade da produção e aceitação no comércio local”, finalizou Trevisol.
Para o prefeito, o município de Sorriso que já é um grande produtor de soja, milho e algodão, também tem espaço para o crescimento e o fortalecimento dos pequenos produtores. “Nossa vontade é que Sorriso se torne auto suficiente na produção de hortifruti e até, quem sabe no futuro, se torne um exportador destes produtos”, ressaltou, explicando que a administração municipal já conseguiu apoio junto ao governo federal para um grande projeto de irrigação em 214 pequenas propriedades.