Até o final do primeiro semestre, a subestação de energia de Sinop vai operar com um novo equipamento, o compensador estático, que tem a função de corrigir as variações de tensão da energia elétrica enquanto ela é transportada por suas linhas de transmissão. Com a instalação, os cerca de 300 mil habitantes da região receberão energia sem as oscilações de tensão.
“O consumidor percebe as oscilações de tensão de forma mais visível quando a luz elétrica fica mais forte que o normal ou muito mais fraca”, explica o gerente da Divisão de Transmissão de Sinop, Luiz Antônio Alves de Queiroz. Ele lembra ainda que até a instalação do compensador, o controle de tensão na subestação é feito de forma manual, com a equipe de profissionais manobrando equipamentos como banco de capacitores e reatores, sempre que a demanda de energia oscila para mais e para menos.
Com o compensador, esse controle será automático e constante. “As variações de tensão ocorrem de maneira repetitiva, todos os dias, acompanhando as flutuações de consumo. Dependendo da intensidade das variações da tensão, o consumidor pode ter equipamentos eletroeletrônicos danificados”, acrescenta o gerente da Divisão de Operações da Eletronorte, José Martins do Prado.
Atualmente a instalação do compensador está na fase de montagem e à medida que parte da estrutura fica pronta, também é comissionada, ou seja, testada para verificar se está de acordo com o projeto original.