A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje, a redução média de 8,08% na tarifa de energia elétrica para 875.336 consumidores mato-grossenses, cobrada pela distribuidora Centrais Elétricas Matogrossenses (Cemat. A nova tarifa entrará em vigor amanhã.
Os percentuais do efeito médio da revisão serão diferenciados por classe de consumo. Para residências, consumidores de baixa tensão, a redução será de apenas 1,13%. Para a indústria, de 17% a 25%. Esses percentuais refletem ganhos de produtividade das empresas e redução do custo médio de capital.
O vice-presidente de Operações da concessionária, Arlindo Napolitano, lembrou que o consumidor vai perceber a diferença plena na conta a partir de 8 de maio, caso mantenha o mesmo padrão de consumo. “Como a redução vale para a energia consumida a partir de 8 de abril, as contas que chegarem neste mês ainda terão parte do consumo (aquele registrado até o dia 07 de abril) calculada pela tarifa anterior. A partir de maio, desde que o consumo não aumente, a conta ficará mais baixa”, destacou.
A revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão com o objetivo de obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela Aneel. É aplicada nas concessionárias de distribuição a cada quatro anos, em média.