Doze audiências estão confirmadas para debater o projeto de zoneamento sócio-econômico ecológico do Estado. Serão realizadas em municípios pólos, em cada região constante no zoneamento, entre eles Sinop e Alta Floresta. As datas só devem ser marcadas após o envio do projeto para a Assembléia Legislativa, informou o deputado Dilceu Dal Bosco (DEM), presidente da comissão de Meio Ambiente. Também é estudada a possibilidade de realizar debates em outras cidades.
O deputado explicou, ao Só Notícias, que as audiências darão oportunidade para os setores apresentarem suas propostas, críticas e fazer correções, e devem gerar muitas discussões. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) já se posicionou contrária à validação do texto na forma que foi apresentado.
Por meio do zoneamento, que começou a ser elaborado há mais de 10 anos, será definida a ocupação de espaços territoriais. Nele também constarão os estímulos e recursos que serão destinados para cada região, visando estimular o crescimento, e delimitando que tipos de atividades podem ser implementados e onde podem ser desenvolvidas.
Segundo Dal Bosco, todas as propostas foram discutidas por uma comissão estadual, composta por representantes de Ong’s, setor produtivo, do governo, e ainda serão compiladas por uma empresa moderadora. “Acreditamos que a esse procedimento leve cerca de 15 dias. Após isso, o governo ainda terá que concluir o projeto, que pode levar mais uns 15 dias”, acrescentou.