O Governo de Mato Grosso está desenvolvendo o programa Mercado de Fronteira em parceria com prefeituras bolivianas. Os primeiros encaminhamentos já foram traçados em uma missão técnica realizada na cidade de San Ignácio de Velasco, na semana passada.
Entre os acordos firmados estão a participação de Mato Grosso em eventos realizados na Bolívia, começando pelo Encontro de Prefeitos que acontecerá em San Ignácio este mês; espaço para entidades culturais bolivianas se apresentarem em eventos como Festa do Pantanal e Literamérica. Em troca o Estado de Santa Cruz cederá espaço para o Governo de Mato Grosso na Expocruz, prevista para o mês de setembro.
Também ficou o compromisso de verificar a possibilidade de melhoria da MT-174 para viabilizar a Rota que liga Vila Bela da Santíssima Trindade (MT) a San Ignácio (BO). As péssimas qualidades das estradas foram quesitos apontados entre os pontos negativos que dificultam o intercâmbio.
Com relação à área cultural, as autoridades bolivianas sugeriram um levantamento dos projetos que já fizeram parte de um intercâmbio com a Bolívia, para que os mesmos tenham continuidade.
O secretário-chefe da Casa Militar de Mato Grosso, coronel Orestes Oliveira destacou que a participação é benéfica para ambos. “Eles tem um turismo rústico que deve ser voltado para religiosos, uma rota que segundo a história, foi trajeto dos Jesuítas que é muito interessante. É o caminho conhecido com Rota das Missões, entre outras atrações. E aqui temos riquezas tanto na área cultural como gastronômica que devem ser apresentadas lá fora, além das belezas naturais. O Programa Mercado de Fronteira tem a finalidade de promover essa integração entre Brasil e Bolívia nas áreas de cultura e turismo”, explicou.
No encontro a equipe brasileira teve a oportunidade de conhecer e discutir estratégias para política de comercialização utilizadas pelos empresários do setor de turismo e de cultura.
A missão técnica na Bolívia surgiu a partir do primeiro Encontro Internacional dos Municípios de Fronteiras, entre prefeitos de Mato Grosso e Bolívia realizada em Comodoro no ano passado, que também motivou a abertura de uma agência de viagens na cidade para promover o turismo na região. Agora será a vez de uma equipe boliviana visitar Mato Grosso em Missão Técnica, mas não ficou definida a data.
Está marcado para final de abril o segundo Encontro Internacional dos Municípios de Fronteiras, que acontecerá em San Ignácio. A partir dele, novas ações serão acordadas.