Um grupo de investidores italiano deve apresentar, nos próximos dias, propostas de reaproveitamento de resíduos de madeira para industriais de Sinop. A confirmação foi feita ao Só Notícias pelo secretário Executivo da Ong Sociedade Formigas (que intermedia as conversações) e coordenador do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Vale do Teles Pires, Carlos Rogério Lara. A data ainda não foi confirmada. O reaproveitamento dos resíduos é uma das propostas do setor para reduzir a poluição do meio ambiente com a queima e a estocagem em locais abertos, além de agregar valor à produção. Porém, uma grande preocupação é com a destinação do produto após a reciclagem. Um das alternativas seria a utilização dos resíduos para a produção de carbono e energia.
Soluções para este problema, enfrentado pelas cerca de 300 madeireiras que estão em operação na região de Sinop, vem sendo discutidas há alguns anos. Agora, segundo Carlos Rogério Lara, existe a possibilidade do grupo fazer um estudo urbano no município e fazer parceria com as indústrias.
A mesma multinacional está pleiteando a instalação de um sistema de tratamento de resíduos sólidos e uma usina de reciclagem no pólo de Alta Floresta, que atenderá seis municípios da região. Os recursos para a obra já foram garantidos por investidores italinos.