PUBLICIDADE

Começa vigorar amanhã em MT guia de trânsito de mercadorias eletrônica

PUBLICIDADE

A fim de aprimorar o controle fiscal do trânsito de mercadorias, a Secretaria de Fazenda de Mato Grosso, passa a emitir, a partir de amanhã, a Guia de Trânsito de Mercadorias (GTM) no ambiente eletrônico (web).

A nova sistemática será implementada inicialmente no Posto Fiscal Rio Correntes, localizado no município de Itiquira, na divisa com Mato Grosso do Sul. Com a utilização da GTM eletrônica, os 15 postos fiscais de divisa interestadual do Estado e as transportadoras integrantes do Sistema de Controle de Notas Fiscais (EDI Fiscal) passarão a compartilhar as informações do trânsito interno de mercadorias, o que não é possível com a sistemática Unix, utilizada até então.

Assim, será integrada a todas as unidades de fiscalização, a identificação das cargas que adentram o território mato-grossense com destino a outras unidades da federação, para demonstração ou ao exterior, bem como dos veículos e dos respectivos condutores e dos proprietários das mercadorias; a identificação da efetiva saída da mercadoria do Estado comprovada pelo trânsito nos Postos Fiscais intermediários e de divisa interestadual; e a identificação das mercadorias que adentram o território mato-grossense, com destino a outras unidades da federação ou exterior que não tenham saído de Mato Grosso.

Além disso, o sistema eletrônico agilizará o trabalho dos agentes de Tributos Estaduais. Isto porque, as informações passarão a ser geradas por digitadores lotados nas Unidades Operativas de Fiscalização (UOF’s) e revisadas, validadas e impressas pelo agente do Fisco. Assim, os trabalhos dos agentes de Tributos poderão ser direcionados mais à execução de procedimentos fiscais para a verificação da regularidade dos contribuintes no cumprimento das obrigações tributárias sobre operações relativas a mercadorias em trânsito.

A GTM eletrônica será gerada no momento da entrada, no território mato-grossense, de mercadorias com destino a outras unidades da federação ou ao exterior. Para um controle mais preciso, a nova sistemática contemplará todas as notas fiscais relativas a operações relativas a mercadorias em trânsito.

Os servidores fazendários que irão operacionalizar a ferramenta participaram de treinamento nos dias 24 e 26 de março, na Escola Fazendária. A previsão da GCDI/Sufis é que a GTM eletrônica seja implantada nos outros 14 Postos Fiscais e nas transportadoras até dia 8 de abril.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE