Municípios do Norte de Mato Grosso têm registrado um aumento na frota de veículos emplacados. Em Sorriso, sexta maior do Estado, há 24.649 mil unidades, entre caminhonetes, motocicletas, utilitários e outros. Os números são da Ciretran, que prevê, até o final do ano, superar 30 mil emplacamentos e, desta forma, ‘ultrapassar Tangará da Serra’, ficando na quinta colocação do ranking.
O momento atual da economia pode ter refletido nos números, ou seja, a facilidade em adquirir automóveis e motos motivada pelos juros baixos e longos prazos, fez com que os emplacamentos saltassem. A frota de Sorriso fica atrás de Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande, Sinop e Tangará da Serra.
Dados obtidos por Só Notícias apontam que foram emplacados, por exemplo, 2.265 mil motocicletas, 7.758 mil automóveis, 1.576 mil caminhões, 3.475 mil caminhonetes. Entretanto, segundo o chefe da unidade, Emiliano Preima, há muitos veículos com placas de outras cidades, e o total circulando é bem superior.
“Houve um crescimento entre os anos na frota. Em 1995 tínhamos de 3,5 a 4 mil veículos. Em 2000, saltou para 16 mil. Em 2004, para 20 mil”, declarou. Por outro lado, Preima adverte que a infra-estrutura da cidade já não é capaz de suportar novos aumentos.
“Nossa cidade não tem capacidade para uma frota muito alta e precisamos de melhorias, como nos sistemas de trânsito”, ressaltou. Segundo ele, discussões precisam ser feitas para unir governo municipal e estadual, e regularizar a situação.
As adequações necessárias, segundo Preima, poderiam ser realizadas por meio da arrecadação de impostos. Somente em 2006, explica o responsável pela unidade, foram aproximadamente R$7 milhões recebidos pelo Detran, com o pagamento de encargos.