PUBLICIDADE

Arco de Fogo: madeireiros de Alta Floresta acionarão Justiça

PUBLICIDADE

Empresários do setor madeireiro continuam se mobilizando contra a forma que a operação Arco de Fogo vem sendo realizada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), com apoio da Polícia Federal e Força Nacional de Segurança. Em Alta Floresta, onde pelo menos três empresas foram multadas e uma lacrada, os industriais recorrerão à justiça para obter liminares derrubando as multas recebidas, alegando que a medição dos estoques, feita pelo Ibama, usou critérios próprios e não considerou o termo de cooperação técnica, firmado com a Sema, onde é adotada outra metodologia. A informação é do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Extremo Norte (Simenorte).

Será a mesma medida que a adotada em Sinop. Na semana passada, conforme Só Notícias já informou, pelo menos três indústrias receberam parecer positivo da Justiça Federal. O presidente Lindomar Elias Dela Justina explica que esta será a forma de recorrer das multas, já que os critérios utilizados pelo Ibama diferem da Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente).

“Vamos tomar o mesmo posicionamento, pois estão descumprindo o termo técnico. Nas três empresas multadas foram pelo menos R$430 mil aplicados. O órgão fiscalizou outras, mas até o momento não entregou o resultado”, declarou.

Segundo o presidente, não há um número confirmado de quantos devem procurar a justiça, já que as fiscalizações ainda ocorrem, e o total de multas a serem lavradas deve variar. “Depende do trabalho deles (Ibama). Todos recorrerão”, acrescentou.

Segundo Justina, Alta Floresta já começou a sentir os impactos da operação, deflagrada há pelo menos 15 dias. “Na empresa lacrada parte dos funcionários já foi demitida”, salientou.

Em Sinop, o presidente do Centro das Indústrias Produtras e Exportadoras da Madeira (Cipem), Jaldes Langer, admitiu semana passada que o setor pode entrar com uma ação coletiva, pedindo a intervenção da justiça. Mas por enquanto, permanecerão com as individuais.

Leia mais
Sinop: juiz derruba decisão do Ibama que deve cumprir termo ao fiscalizar madeireiras

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE