O bom desempenho da economia estadual está refletindo no número de falências por parte das empresas de Mato Grosso. De acordo com levantamento mensal realizado pela Serasa, em fevereiro de 2008 nenhum requerimento de falência foi registrado no Estado, contra duas ocorrências verificadas no mesmo mês do ano passado. Apesar do otimismo, duas falências foram decretadas no segundo mês deste ano contra uma em igual período de 2007.
Com relação às recuperações judiciais, não há nenhuma ocorrência no Estado, sendo que no ano passado uma foi requerida e outra deferida. O presidente em exercício da Federação do Comércio (Fecomércio-MT), Hermes Martins, afirma que a quantidade de decretos registrados no mês passado pode ter ocorrido porque o empresário não conseguiu depois de requerer a falência, entrar em um acordo com os fornecedores, pois assim ele poderia entrar com um pedido de recuperação na justiça, o que evitaria o fechamento do estabelecimento durante o processo de recuperação.
“Os números refletem o comportamento de confiança do empresariado que este ano está mais otimista que o ano passado. Para os casos de falência decretada, pode não ter havido tempo para o empresário se recuperar antes dela ser deferida pela Justiça”.
No país foram registrados 164 pedidos de falências em fevereiro contra 281 no mesmo mês do ano passado, uma retração de 41,6% de um ano para outro. Os decretos cresceram 17,6% passando de 85 no ano passado para 100 este ano. As recuperações solicitadas recuaram 13,6% baixando de 22 em 2007 para 19 em 2008 e as deferidas também caíram desta vez em maior quantidade. Em fevereiro deste ano foram 5 deferimentos contra 16 no ano passado, redução de 68,8%.