Equipes do Ibama embargaram duas indústrias madeireiras na estrada Rosália, ontem, durante a operação Arco de Fogo. Nas duas, teriam sido encontradas irregularidades no estoque de madeira. Só Notícias apurou que, em uma delas, foram apreendidas 244 metros cúbicos de tora, 345 metros cúbicos de madeira serrada, e aplicados R$ 95 mil em multas. O coordenador de Operações e Fiscalização do Ibama, Roberto Cabral, explicou que a manutenção de estoques de madeira ilegal no pátio configurou abuso de licença. “Esse ilícito não pode ser tolerado, por isso a serraria foi embargada.”
Uma fonte do Só Notícias informou que os trabalhos de conferência continuam em outras empresas, com apoio da Polícia Federal e Força Nacional. Outra unidade, em Feliz Natal (130 km de Sinop), também foi lacrada, mas já estaria desativada há algum tempo.
A Arco de Fogo começou na segunda-feira na região Norte. Equipes também estão mobilizadas em Alta Floresta. O trabalho deve ser permanente para coibir novos desmates. A fiscalização em madeireiras visa, segundo o Ibama, detectar a procedência da madeira estocada.
Enquanto isso, entidades do setor definem medidas contra a ação. Ontem, conforme Só Notícias já informou, prefeitos e lideranças do Nortão e de outras regiões do Estado de reuniram, em Cuiabá, com o governador Blairo Maggi para definir qual reação vão tomar, já que os números de desmate apontados pelo Inpe e que resultaram na operação, colocando 19 cidades mato-grossense entre os maiores devastadores da Amazônia, seriam irreais. O Estado pode recorrer no Judiciário.
(Atualizada às 11:28hs)
Leia mais
Arco de Fogo: Blairo ataca Ibama e admite romper pacto
Arco de Fogo: entidades acionarão Judiciário e querem CPI do Ibama