PUBLICIDADE

Indústrias de alimentos de Sinop busca ampliar mercado em feira no Japão

PUBLICIDADE

A constatação do crescimento em mais de 20% ao ano, do mercado de produtos orgânicos no mundo, pode ser comprovada pelo número de interessados que visitaram o estande da Cooperativa de Agricultura Ecológica do Portal da Amazônia (Cooperagrepa), no segundo dia de participação do Brasil na Foodex Japan 2008 – Feira Internacional de Alimentos e Bebidas, em Chiba, no Japão. Empresários do setor de alimentos de vários países da Ásia buscaram informações e demonstraram total interesse em importar açúcar mascavo e melado, produtos considerados inovadores nestes mercados.

O estande integra o pavilhão montado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – APEX-Brasil e a Cooperagrepa é a única representante de Mato Grosso entre as 30 empresas nacionais participantes. “Esta é a nossa primeira participação em feira na Ásia e está sendo muito positiva. Estamos surpresos com a demanda. Viemos para saber qual seriam nossas possibilidades e estamos comprovando que elas são muito grandes. Nosso foco é o mercado externo que busca e valoriza produtos orgânicos”, comemora a gerente de marketing da cooperativa, Gelsi Rosa Siviero.

Para ela, o trabalho agora é voltar com todas as informações e contatos e preparar os agricultores para aumentarem a produção, com as adequações necessárias, porque os pedidos são em grandes quantidades. “Só hoje, quatro grandes empresas coreanas estiveram aqui, com interesse em compras, sendo que uma delas queria 20 containers de açúcar mascavo.

Para o empresário Daniel José Brolese, da Carpello – Indústria de Alimentos, de Sinop, a feira está melhor do que esperava. “Mesmo vindo como visitante, os contatos estão sendo ótimos, vou mandar amostras para empresas interessadas nos meus produtos. A viagem também me abriu portas para comprar cogumelos, tomate seco e azeite de oliva, da Grécia, Espanha, China, Malásia e Turquia. São oportunidades que surgem, novas idéias, nova visão, com muito aprendizado. O melhor dos resultados é a constatação de que existe mercado e ele é grande”, enfatizou.

A Foodex é uma vitrine dos negócios do setor de alimentos do mundo e estar aqui nos possibilita fazer comparações, aprender com consumidores exigentes como os japoneses”, acrescenta a gerente com uma sólida visão de futuro: “creio que já estamos com um pé na Ásia”.

Além do estande, Mato Grosso participa da feira com uma missão de empresários, representantes de cooperativas e sindicatos, além de gestores públicos. O presidente da Cooperativa dos Apicultores de Mato Grosso (Coapismat), Walmir Guse, prefeito de Conquista D’Oeste, destacou que “estar aqui nos possibilitou enxergar o tamanho da concorrência, porque tem mel de muitos países, mas também vimos que existe um bom mercado para o mel brasileiro, um produto diferenciado, com valor agregado que precisamos explorar. Fiz vários contatos, vamos mandar amostras e preços para uma empresa espanhola que exporta para a Europa e para uma empresa tradicional que há mais de 50 anos importa produtos brasileiros para o Japão, interessada em mel e própolis”, disse o prefeito.

Ele destacou que outra possibilidade para o Mato Grosso é o potencial para produção de peixes e soja orgânicos e que os mercados são bastante exigentes. “Cobram preparo para negociações, seriedade e confiabilidade, no entanto, são grandes compradores. As chances são muito boas. O Brasil pode produzir porque o mundo compra”, conclui.

A missão de prospecção de mercados é articulada pela Apex-Brasil e Confederação Nacional da Indústria (CNI), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que em Mato Grosso tem a participação direta do Governo do Estado e coordenação do Sebrae

A participação do Brasil na Foodex faz parte das ações comerciais do Governo Brasileiro no ano de comemorações do Centenário da Imigração Japonesa para o Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE