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Sorriso: atendimentos no Procon cresceram 11% ano passado

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Os consumidores continuam buscando, a cada dia, seus direitos e denunciando, ao Procon, os abusos cometidos por empresas dos variados segmentos. Sejam por tarifas indevidas, cobranças irregulares, entre outras, o órgão de defesa tem registrado um crescimento no número de atendimentos realizados entre as principais cidades do Nortão. Em Sorriso, por exemplo, foram 11% a mais de um ano a outro. Saltou de 7,2 mil em 2006 para 8 mil, em 2007.

Em média, 700 casos transformaram-se em processos administrativos e a justiça foi acionada. Deste total, para 70% foram firmados acordos entre as partes. De acordo com o coordenador da unidade, Joel Martins de Almeida, a telefonia (móvel e fixa) liderou o ranking de reclamações, seguida pelo setor de eletrodomésticos.

Segundo o responsável, o órgão ainda não possui o total de reclamações destinadas a cada segmento, já que não concluiu o levantamento de dados. O setor enérgico também aparece na lista de reclamações.

Para Almeida, o crescimento no número de consultas entre um ano e outro foi pela maior conscientização da população. “As reclamações foram formalizadas tanto por telefone quanto na própria unidade e acreditamos terem crescido pela maior divulgação que vem sendo feita, e cada um procura seu direito”, declarou, ao Só Notícias.

Em Sinop, maior cidade da região, o líder de reclamações ano passado foi o setor de eletrodomésticos. Ao todo, foram 564 denúncias de aparelhos com defeitos, problemas de troca, entre outros, representando 26,23% do total de pessoas atendidas no órgão.

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