PUBLICIDADE

Custo médio do empréstimo bancário sobe para 48% ao ano

PUBLICIDADE

O juro médio e o spread bancário nas operações de crédito avançaram em janeiro ante dezembro, mostraram dados do Banco Central divulgados nesta terça-feira. O custo médio dos empréstimos destinados a pessoas físicas alcançou 48,8% ao ano, com elevação de 4,9 ponto percentual no mês.

Nas modalidades de crédito pessoal e cheque especial verificaram-se aumentos de 7,3 ponto percentual e 6,9 ponto percentual no mês. O crédito pessoal passou a custar 53,1% ao ano, enquanto o cheque especial, 145%. Os financiamentos para aquisição de veículos tiveram seu custo elevado em 2,4 ponto percentual no mês, para 31,2% ao ano. A taxa média para pessoas jurídicas registrou alta de 1,8 ponto percentual no mês, atingindo 24,7%, resultado decorrente, em grande parte, do incremento de 2,6 ponto percentual no custo das operações pactuadas com encargos prefixados.

A taxa média de juros avançou para 37,3% ao ano, aumento mensal de 3,5 pontos percentuais. O spread bancário – diferença entre a taxa de captação dos bancos e a cobrada dos clientes – subiu 3,4 pontos percentuais, para 25,7 pontos.

“A evolução das operações de crédito do sistema financeiro, em janeiro, mostrou-se compatível com os aspectos sazonais do período”, destacou o BC em relatório.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Agências bancárias não terão expediente nos feriados da proclamação e consciência negra

Não haverá atendimento presencial ao público nas agências bancárias...

Lucas do Rio Verde gera mais empregos pelo 8º mês

A construção civil foi o setor que mais gerou...

CEO prevê ferrovia estadual de Mato Grosso em funcionamento em 2026

No AgroForum 2024, organizado pelo BTG Pactual, que aconteceu...
PUBLICIDADE