PUBLICIDADE

Alta Floresta: grupo europeu investirá em tratamento de resíduos

PUBLICIDADE

Foi aprovado por investidores italianos, o financiamento de um projeto para implantação de um sistema de tratamento de resíduos sólidos na região de Alta Floresta. A partir de agora, a proposta começa ser discutida com prefeitos do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social (que integra seis cidades do extremo Norte), para definir o programa de ações. Segundo o secretário Executivo da Ong Sociedade Formigas (que encampou a proposta) e coordenador do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Vale do Teles Pires, Carlos Rogério Lara, os recursos já foram garantidos pelo grupo e as ações devem começar até abril. Uma equipe técnica fará o nivelamento e levantamento no local para início dos trabalhos.

O tratamento dos resíduos resultará na produção de energia, biogás, reciclagem, sub-produtos de resíduos de madeira e produção de adubo orgânico. Os municípios fornecerão o resíduo, ou lixo, para que a usina possa trabalhar e produzir carbono e energia, que poderão ser comercializados entre as próprias cidades, gerando receita para o consórcio pagar as parcelas do financiamento.

O projeto estava em estudo há cerca de dois anos, para determinar o tamanho e a abrangência do sistema. Uma das justificativas é que o Vale do Teles Pires está entre um dos maiores sistemas hídricos de água doce do Brasil, que devido ao processo desordenado de ocupação, corre riscos gravíssimos devido à deposição inadequada da produção diária de lixo dos mais de 115 mil moradores da região.

A Prefeitura de Alta Floresta informou que aguarda a apresentação da proposta, espera iniciar os trabalhos o quanto antes e garantir a destinação dos resíduos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE