PUBLICIDADE

Definidas novas regras para telefonia móvel em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Na tentativa de adequar o serviço das operadoras de telefonia ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) e diminuir o número de reclamações do setor, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fixou novas regras sobre o uso de telefones celulares. Móvel ou fixa, o serviço de telefonia e o produto telefone sempre lideraram o ranking de reclamações do Procon de Mato Grosso.

Apenas no primeiro mês deste ano, 173 consumidores registraram queixas contra o serviço de telefonia móvel e 207, contra telefonia fixa, sendo a maioria por cobranças indevidas ou abusivas. Outras 229 pessoas reclamaram por defeitos e não cumprimento da garantia dos aparelhos de telefone. Em 2007, os serviços de telefonia móvel e fixa somados ao produto telefone representaram cerca de 40% de todas as reclamações registradas no órgão.

Se respeitadas, porém, essas mudanças poderão facilitar o cancelamento da linha do celular, oferecer maior proteção contra cobranças indevidas e até maior prazo aos usuários de linha telefônica pré-paga para utilizar créditos, por exemplo. Outras facilidades, como trocar de plano e operadora sem perder o número do telefone e ampliar o atendimento pessoal ao usuário, estão previstas para ocorrer entre os meses de agosto/08 e março/09 e os anos de 2010 e 2012, respectivamente.

“Acompanhando o ranking do Procon, 55% dos registros inscritos no Cadastro de Reclamações Fundamentadas do órgão [uma lista das empresas que descumpriram acordos ou causaram danos ao consumidor] são contra operadoras de telefonia e assistência técnica autorizada de aparelhos de telefone”, informou o superintendente Angelo Boreggio.

A maioria das mudanças começa a valer em todo o país já nesta quarta-feira, dia 13 de fevereiro. “Apesar dessas alterações já terem sido interpretadas pelo Código [de Defesa do Consumidor] desde 1.990, a resolução da Anatel traz ainda mais vantagens aos consumidores”, concluiu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE