PUBLICIDADE

Chuva já ameaça produtividade das lavouras de soja do Nortão

PUBLICIDADE

A colheita da safra de 290 mil hectares de soja de Nova Mutum, começa a ser prejudicada pelas constantes chuvas. Os produtores, que tiveram que plantar a soja um pouco mais tarde porque as chuvas demoraram a chegar, se preocupam agora com a falta de tempo bom para a colheita. De acordo com a Empaer (Empresa de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural), a produção estimada é de 870 mil toneladas. Se as chuvas continuarem constantes, pode haver queda na produtividade, estimada em 3 mil quilos por hectare.

O excesso de água interfere negativamente no processo produtivo, comprometendo o crescimento saudável e uniforme das culturas. A umidade elevada preocupa os produtores, que temem a má formação das plantas e o ataque de pragas e doenças, principalmente, a ferrugem asiática — nas culturas semeadas tardiamente.

Em Lucas do Rio Verde, onde o plantio foi feito mais cedo e a colheita começou no início de janeiro, a chuva já está tirando o sono de muitos produtores. “Mais uns dias assim e já vai ter produtor perdendo soja”, disse o vice-presidente do Sindicato Rural, Carlos Simon. No município, foram cultivados cerca de 230 mil hectares da oleaginosa.

O acúmulo de chuvas pode gerar outros reflexos negativos nas fases posteriores da produção. O alto índice pluviométrico, a elevada umidade relativa do ar e o encharcamento do solo provocam um amarelecimento das plantas que não conseguem fazer o processo de fotossíntese de maneira suficientemente adequada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE